DEUS PODE SER COMPREENDIDO ?

17/08/2016 17:39

DEFINIÇÃO DE DEUS.

Definir DEUS, talvez seja tarefa impossível ao ser humano, principalmente, porque, para o ser da dimensão de DEUS, uma definição há de ser dada em poucas palavras. 

Porém, quem crê na existência de DEUS e estuda o que sobre ele está revelado na BÍBLIA SAGRADA, há de ter condições de defini-lo, ainda que seja uma definição sucinta e um tanto quanto incompleta. 

Vejamos algumas definições de DEUS, as quais são, na verdade, tentativas de defini-lo, já que sempre faltará algo, importante, nas mesmas. O minidicionário Aurélio define DEUS como: Ser infinito, perfeito, criador do universo. O conciso dicionário de teologia CRISTÃ, diz:  Paul Tillich concebeu DEUS não como um ser dentre muitos e nem até mesmo como o ser supremo, mas o fundamento de todos os seres, a força ou o poder dentro do qual todas as coisas são de sua autoria. 

O dicionário da BÍBLIA nos diz: , Nome da suprema divindade que os homens invocam e adoram. A palavra grega que em o Novo Testamento traduz o objeto de adoração, é Espírito. A palavra hebraica do Antigo Testamento que por sua vez, representa esta idéia, leva-nos a pensar na força geradora de todas as cousas.Nos lábios CRISTÃOS, portanto, a palavra DEUS designa fundamentalmente o Espírito Poderoso que é adorado, e cujo auxílio invocamos. O teólogo A. B. Langston define DEUS, como segue: DEUS É ESPÍRITO PESSOAL, PERFEITAMENTE BOM, QUE, EM SANTO AMOR, CRIA, SUSTENTA E DIRIGE TUDO. 

Nesta última definição encontramos, sem dificuldade, a natureza de DEUS, seu caráter, sua relação com o universo e seus motivos para com tudo o que foi criado.

Na definição de DEUS de A. B. Langston, como já vimos, encontramos:  A NATUREZA DE DEUS. O CARÁTER DE DEUS.  A RELAÇÃO DE DEUS COM O UNIVERSO. OS MOTIVOS DE DEUS, PARA COM TUDO O QUE FOI CRIADO.

 Vejamos cada um destes itens em particular. A NATUREZA DE DEUS. DEUS É ESPÍRITO PESSOAL. DEUS É ESPÍRITO. João¨4:24; 2ªCor¨3:17.DEUS É ESPÍRITO PESSOAL. Êx¨3:1-22; Is¨43:11-15; Jer¨26:12. 

A natureza de DEUS é muito diferente da natureza do ser humano. Esta diferença está no fato de DEUS não possuir corpo físico. DEUS não possui corpo físico, nem pode posssuí-lo, porque é ESPÍRITO. Por ser ESPÍRITO, DEUS existe numa dimensão invisível ao ser humano, pelo menos, enquanto este estiver na existência terrena e dotado de corpo físico.

 Todos nós conhecemos muitas pessoas, todas elas, dotadas de corpo físico, ou seja, composto de matéria concreta, palpável e visível, por isso, à primeira vista, talvez seja difícil ao ser humano, crer na existência de um ser pessoal que não tenha corpo. Porém, também o homem após a morte física continua existindo sem corpo físico, já que, o corpo físico do ser humano, se torna pó, Gên¨3:19; Ecle¨12:7. Compreendendo esta realidade, não é tão difícil aceitar a verdade de que DEUS, ainda que, sendo ESPÍRITO e sem corpo físico, é pessoa. Pessoa é todo o ser que tem, pelo menos três características, quais sejam: 01, INTELIGÊNCIA.  AFEIÇÃO.  VONTADE. Estas três características, por sua vez, se expressam através de vários poderes, quais sejam: PODER DE PENSAR. 02, PODER DE SENTIR.PODER DE QUERER.  PODER DE PENSAR EM SI MESMO. PODER DE DIRIGIR-SE A SI MESMO.